Prevenindo Rejeições na Entrega do Livro Caixa do Produtor Rural
É comum o produtor ou contador se assustar quando se depara com a necessidade de entregar o Livro Caixa Digital do Produtor Rural.
Dúvidas comuns são :
- É muito complicado ?
- Quais as informações que deverei ter ?
- Como é o layout ?
- Posso usar o Excel para gerar o LCDPR ?
- Como é a entrega do arquivo a Receita Federal ?
- Etc...
De nosso ponto de vista, todas as questões acima são fáceis de responder e a elaboração do LCDPR é simples mas é claro requer tempo já que o volume de lançamentos em geral será elevado para a maior parte das fazendas.
Por outro lado, fazer os lançamentos propriamente ditos é uma tarefa em si simples principalmente quando a ferramenta utilizada for prática.
Quais as informações necessárias para cada lançamento no LCDPR ?
As informações necessárias a cada lançamento no LCDPR são as seguintes :
- A data na qual o correu o pagamento de uma despesa ou o recebimento de uma receita.
- A identificação do cliente ou fornecedor associado ao lançamento
- O tipo do lançamento
- A conta utilizada para a transação
- O tipo de documento associado a transação
- O número do documento associado a transação
- O histórico
São registradas no LCDPR apenas operações referentes a pagamentos ou recebimentos efetivamente ocorridos e a data indica quando houve o pagamento ou o recebimento.
Toda transação deverá estar sempre relacionada a um CNPJ ou CPF. Assim, sempre teremos um cliente, fornecedor, funcionário ou outros participantes sendo informados nos lançamentos. No caso específico da folha de pagamento a Receita Federal permite que ao invés de discriminar cada funcionário com lançamentos individuais, seja feito um lançamento integral do valor da folha indicando como participante o próprio produtor rural.
Há 3 tipos de classificações possíveis previstas no layout padrão : Receita , Despesa e Receita de produtos entregues no ano referente a adiantamento de recursos financeiros
Todo lançamento deve estar ligado a uma conta que pode ser uma conta bancária, uma conta caixa ou a conta numerário em trânsito.
A receita Federal prevê os seguintes tipos de documentos devendo um deles ser relacionado a cada lançamento : Nota fiscal , Fatura, Recibo, Contrato, Folha de pagamento, Outros.
O número do documento é opcional mas é importante sempre preenchê-lo de forma a localizar com facilidade a operação sempre que seja necessário.
O histórico é um campo de preenchimento livre por parte do operador. Aconselhamos sempre que o mesmo seja utilizado para descrever detalhadamente a transação possibilitando no futuro entender a razão da mesma em eventuais consultas e auditagens.
No vídeo abaixo você assistir como é fazer um lançamento no LCDPR na prática.