O Plano de Contas e os Centros de Custos

O que são o Plano de Contas e os Centros de Custos ?
Quando se trata do controle financeiro da fazenda, ou de qulquer empresa, além do registro diário das transações de compra e venda, é fundamental classificarmos cada despesa ou receita ocorrida.
Porque devemos classificar as receitas e despesas ?
Mais que sabermos se gastamos muito ou pouco em um determinado período é importante sabermos como e onde gastamos.
O Plano de Contas indica o TIPO das receitas ou despesas
Exemplos de ítens de um plano de contas : DESPESAS COM PESSOAL, GASTOS COM COMBUSTÍVEL, GASTOS COM MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS, RECEITAS COM VENDA DE SOJA, RECEITAS COM VENDA DE GADO, etc.
Os Centros de Custos indicam ONDE ocorreram as receitas ou despesas
Vamos imaginar por exemplo, uma fazenda imaginária de nome Fazenda Santa Isabel e nesta fazenda, as atividades são agricultura e pecuária. Nesta fazenda também há uma área administrativa.
Nesta fazenda teríamos 3 centros de custos que seriam : AGRICULTURA , PECUÁRIA e ADMINISTRAÇÃO.
Neste caso por exemplo, quando houver o pagamento a um funcionário, poderemos definir a conta como DESPESAS COM PESSOAL e o centro de custos será aquele no qual o funcionário estiver alocado como por exemplo AGRICULTURA.
Classificando adequadamente cada receita ou despesa, poderemos a qualquer tempo gerar relatórios gerenciais mostrando não apenas os montantes totais de receitas e despesas ocorridas mas também o tipo destas receitas e despesas e em qual setor da fazenda elas ocorreram.
Desta forma, vamos supor que os gastos em um semestre estiveram acima do esperado. Para entender a causa do problema, precisaremos saber a natureza e onde estes gastos ocorreram.
Gastos acima do esperado com a conta MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS podem indicar problemas na gestão do maquinário. Gastos com a conta DESPESAS COM PESSOAL que tenham subido podem ser apenas consequência do aumento da equipe por ter ocorrido aumento das áreas plantadas e início de novas atividades produtivas.
Exemplo de possíveis ítens em um PLANO DE CONTAS :
- Compra de insumos
- Despesas com combustíveis
- Despesas com pessoal
- Manutenção de máquinas
- Receita com venda de soja
- Receita com venda de gado
Naturalmente o exemplo acima mostra um plano de contas bastante reduzido e normalmente há uma quantidade maior de ítens em um plano de contas real.
Por outro lado, fazendas que estão iniciando a implantação de um sistema de gestão como o FarmPlus, não precisam se preocupar em iniciar seus trabalhos partindo de um plano de cotas com dezenas de contas já que o FarmPlus possibilita tando o refinamento gradual desta estrutura quanto a reformulação da mesma ao longo do tempo.
O arquivo em formato PDF abaixo exemplifica uma estrutura de um plano de contas mais completo e aplicável a fazendas operando como agricultura e pecuária.
Exemplo de possíveis CENTROS DE CUSTOS :
- Administração
- Agricultura
- Pecuária
Esta estrutura de centros de custos, muito embora bastante simples, atende a um grande número de fazendas de forma independente de seu porte.
Ciclos de produção ( Exemplo : SOJA 2024/2025 , MILHO SAFRINHA ) e máquinas ( TRATOR NR. 1, COLHEITADEIRA NR 10, etc ) não devem ser colocados como ítens da estrutura de centros de custos já que seu controle de custos será feito específicamente através das lavouras e máquinas cadastradas no módulo agrícola do FarmPlus.