Pedidos de Compra e o Controle de Produtos ainda não Entregues pelos Fornecedores

É comum na maior parte das fazendas a ocorrência de compras nas quais a entrega dos produtos não é feita em uma única etapa.

Nestes casos, a negociação de compra dos produtos é fechada com a definição dos produtos a serem entregues, quantidade e preço sendo que a entrega dos mesmos se dará em um momento futuro de forma integral ou a partir de entregas parciais.

Desta forma, uma necessidade muito importante é o acompanhamento das entregas feitas por cada fornecedor de forma a haver a certeza de que os produtos contratados estão sendo entregues dentro do que foi negociado.

O que são os Pedidos de Compra

Para o controle destas compras, seja, elas com entregas futuras ou não, devem ser usados os Pedidos de Compra.

Para cada compra realizada deveremos criar no FarmPlus um pedido como todos os detalhes da negociação realizada como os produtos, quantidades, preços, condições de pagamento, prazo e condições de entrega.

Os objetivos principais dos pedidos de compra são :

  1. Documentar adequadamente as condições de fechamento da compra com o fornecedor ( ítens, quantidades, preços, prazo, condições de entrega ).
  2. Ter meios para conferir, no momento da entrega, se os ítens entregues estão de acordo com o que foi contratado.
  3. Possibilitar o acompanhamento das quantidades entregues de forma a ter controle sobre quais produtos ainda tem saldos a serem entregues em posse de cada fornecedor.

A imagem abaixo mostra como acessar os Pedidos de Compra a partir da tela inicial do FarmPlus

Tela de entrada do FarmPlus

A imagem abaixo mostra um exemplo de como a relação de Pedidos de Compra é apresentada. Entre as opções do menu existente nesta tela, a opção Entregas fornece um balanço para cada produto das quantidades entregues e pendências por parte de cada fornecedor para todos os produtos constantes nos pedidos.

Tela de entrada do FarmPlus

A tela abaixo apresenta para cada produto informado nos pedidos, o número do pedido de compra, a data do pedido, o fornecedor, o produto, a quantidade comprada, a quantidade entregue, o percentual da entrega e a quantidade a receber.

Tela de entrada do FarmPlus

Para cada entrega feita, informaremos o pedido, os produtos e quantidades entregues. A partir daí o balancete de entregas e pendências por parte de cada fornecedor será atualizado pelo FarmPlus.

Tela de entrada do FarmPlus

Muito embora a utilização dos Pedidos de Compra seja opcional no FarmPlus, sua utilização proporciona um recurso muito importante na administração das compras da fazenda tanto como base para conferência das mercadorias entregues quanto na gestão dos produtos adquiridos mas ainda em posse dos fornecedores ( estoque sob gestão de terceiros).